quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e a Política Empresarial de Metas

Foi lançado nesta terça-feira, 25/09/12, no auditório da Unifenas em Belo Horizonte, o livro "Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e a Política Empresarial de Metas", pela editora RTM, do Advogado Rafael Morais Carvalho Pinto, Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/MG, Especialista em Direito de Empresa pela Universidade Gama Filho/RJ, Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos/BH, Advogado Trabalhista e Professor Universitário da Faculdade de Direito Unifenas/BH.

O assédio moral praticado no ambiente de trabalho ganhou nos últimos anos uma atenção especial pelos operadores do direito, em razão dos efeitos negativos que esse fenômeno tem causado na saúde dos trabalhadores.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecem a gravidade das consequências das práticas de assédio moral e, com grande preocupação, fazem um perigoso alerta, no sentido de que a violência moral nas relações de trabalho tende a crescer ainda mais no atual mundo globalizado e competitivo, sendo que as doenças psíquicas poderão nas próximas duas décadas estar entre as grandes causas de incapacidade laboral, causando, inclusive, fortes impactos nos sistemas previdenciários mundiais.

Nesse contexto, as metas aparecem intimamente ligadas ao fenômeno do assédio moral. Quanto mais se busca o lucro de forma desenfreada, sem a preocupação com o trabalhador, mais propício se torna o ambiente laboral para o aparecimento da prática perversa do assédio.

Assim, este trabalho vem colaborar para o amadurecimento da discussão acerca dos limites na imposição das metas de produção, que transita em uma linha tênue, entre o que pode ser considerado saudável para o objetivo do lucro e o que pode ser fator potencializador do assédio moral.

Acompanhe um trecho do lançamento do livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário